sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

EU JOGO LIMPO COM BENTO

Foto: Assessoria da Prefeitura de Bento Gonçalves




Uma nova mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor a partir deste mês, é a lei de nº 13.146. Criada em julho de 2015, é voltada para a política de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e automaticamente exige atenção e respeito dobrado dos condutores. Motoristas que estacionarem em vagas para pessoas com deficiência (PCDs) sofrerão multa considerada grave.
   
Antes da alteração, o artigo 181, inciso XVII previa penalidade leve, o condutor perdia três pontos na CNH e se responsabilizava por uma multa de R$53,20. Com a lei em vigor, o  motorista que estacionar nas vagas destinadas a deficientes levará multa grave de R$127,69 e cinco pontos na carteira. E o fiscal de trânsito pode remover o veículo do local.   Outra mudança com a nova medida aplicada para a lei, é a obrigatoriedade da instalação de placas de indicação do uso e dados sobre as infrações por estacionamento indevido, conforme prevê a legislação. A nova norma institui também que 2% das vagas em vias públicas devem ser destinadas a deficientes.    

EM BENTO GONÇALVES, HÁ 20 VAGAS PARA PCDS, SENDO 7 A MAIS DO QUE EXIGIDO EM LEI.

O Executivo municipal também trabalha com campanhas educativas sobre o tema, a CAISPEDE, juntamente com a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, criou a campanha "Vaga Especial, Eu Respeito!" desde 2015.  Outra atividade realizada é a campanha Eu Jogo Limpo com Bento da Secretaria de Mobilidade Urbana, em que placas educativas foram colocadas para chamar atenção das pessoas para estacionamento irregular e uso da faixa de pedestre.

FONTE: http://www.leouve.com.br/seguranca/transito/item/68011-multa-grave-para-quem-estacionar-em-vagas-especiais-a-partir-de-janeiro#sthash.20id4yNk.dpuf