segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM LIBRAS

Estatuto da Pessoa com Deficiência produzido em Libras
 
Parte 1 - Art.01 a art. 61
 
Vídeo produzido pela TV Câmara, a pedido da deputada federal Mara Gabrilli, com conteúdo do Estatuto da Pessoa com Deficiência traduzido em libras. 

 
 

terça-feira, 1 de outubro de 2013

ASBG


ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE BENTO GONÇALVES
 
Objetivo: Promover e integrar os surdos, lutando pela garantia de direito de acesso à educação e sua inclusão na família e na sociedade.
Endereço:Rua Marechal Deodoro,169 - Sala 307 - 3 andar - Galeria Zanoni
Presidente da associação: Dorly Damassini
Horário:13:30 às 17:30

ATA 09/2013 - OUTUBRO





ATA 09/2013

Ao primeiro dia do mês de outubro de dois mil e treze, às oito horas e trinta minutos, tendo como local a casa dos conselhos situada na Rua Treze de Maio, número trezentos e dezesseis, centro, realizou-se a plenária geral do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMUDEF. Com a presença do segundo secretário Bruno Garim Soares e demais conselheiros constantes no livro de presença folha seis, verso. Iniciou-se a plenária com leitura da ultima ata e de correspondências expedidas e recebidas. Logo após tivemos a explanação e deliberação da LDO 2014. Que após fora aprovada por unanimidade pelos dezessete conselheiros presentes. Referentes às alterações da Lei de Criação do Conselho foram apresentada a minuta de lei e discutidos os artigos individualmente e votados individualmente. Os artigos foram aprovados de acordo com o que se segue: primeiro aprovado na integra, segundo aprovado na integra, terceiro aprovado na integra, quarto aprovado na integra, quinto reprovado (mantem-se o caput anterior), sexto aprovado com ressalvas, sétimo reprovado, oitavo aprovado na integra, nono e décimo aprovados. Solicitado novamente que os conselheiros enviem ideias para o plano de ação 2014, para que seja feito um projeto com todas as ideias a fim de ser apresentado e colocado em prática. O Sr. Jauri se comprometeu a solicitar a SMS o oficio e encaminhamento de documentos relativos às órteses e próteses para o CAISPEDE. Solicitação de prioridade aos autistas e intelectuais para atendimento odontológico. Mantem-se o compromisso de buscar parceria com alguma instituição superior de ensino. Bem como uma empresa de publicidade ou um publicitário. Atualizar o blog do conselho fora solicitado que as instituições enviem novamente seus dados .Foi solicitado a todos que se interessem sobre a lei do passe livre para que seja debatido em próxima plenária. Será feito oficio cobrando providências da SEMHAS em relação a denúncias da má utilização do passe livre. Fazer o documento de lei para a utilização do selo e divulgação do mesmo. Sem mais, encerro a presente ata que será assinada por todos.

ATA 08/2013 - SETEMBRO




ATA 08/2013


Aos três dias do mês de setembro de dois mil e treze, as oito horas e trinta minutos, tendo como local a casa dos conselhos situada na Rua Treze de Maio, número trezentos e dezesseis, centro, realizou-se a plenária geral do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência – COMUDEF. Com a presença do segundo secretário Bruno Garim Soares e demais conselheiros constantes no livro de presença folha seis. Iniciou-se a plenária com leitura da última ata e de correspondências expedidas e recebidas. Fez-se uma avaliação das atividades da semana da pessoa com deficiência. Ficou decidido que seria feito uma relação de itens de tudo que fora discutido em plenária e exposto a todos conselheiros para que saibam o que estará sendo feito pelo conselho. Solicitar que a secretaria da saúde oficialize, via documento a parceria com o CAISPEDE. Realizar um relatório da mateada, após os conselheiros enviarem suas observações sobre a mesma. Sr Jauri deverá repassar ao Sr Prefeito Guilherme Pasin e as secretarias as propostas do CONADE. O conselho devera buscar divulgar seus atos na imprensa, buscar uma maior divulgação do que é feito no conselho. Para isto tentar a parceria de um publicitário, ou mesmo de uma empresa de publicidade. Buscar parceria com alguma instituição superior de ensino. Colocar o blog do conselho no ar e atualizá-lo com dados sobre nossas instituições, solicitar as mesmas que enviem seus dados. Fora discutido o artigo nono do regimento do conselho, relativo a falta dos conselheiros, ficou decidido que os órgãos aos quais estes representam serão notificados, bem como os governamentais que devera ser feito via secretaria  de governo. Foi solicitado a todos que opinem ou tragam para a próxima reunião apontamentos sobre a alteração da lei do conselho. Todos deverão estar cientes que a próxima plenária será para discutirmos a alteração da lei do conselho. Fora votado unanimemente que o oficio 031/13 referente a solicitação de diária deveria ser enviado a secretaria. Realizar o plano de ação para 2014, objetivos e metas para todo ano. Fazer o documento de lei para a utilização do selo. Realizar a captação de conselheiros. Seria um primeiro plano para 2014, uma capacitação de conselheiros, referente a comprometimento e interação sobre o que é o COMUDEF, e qual o papel de um conselheiro no mesmo. Deverá ser reforçado em todos os setores governamentais ou não a importância da presença dos conselheiros nas plenárias. Fora divulgado o saldo do fundo, bem como feita a leitura de sua lei de utilização, discutiu-se sobre sua utilização. Sem mais, encerro a presente ata que será assinada por todos.